domingo, 27 de julho de 2008

Existe magia no trabalho?




Texto de Floriano Serra
(Revista Gestão Educacional – set/2007)


Existe, sim.
E por que quase ninguém vê? Porque a magia no trabalho é como Deus e seus Anjos: você só vê se quiser, se tiver boa vontade e, principalmente, se acreditar. Se não, não vê. A magia no trabalho está em pequenos detalhes. Em ações nas quais o ser humano se revela em sua divindade: generosidade, amizade, solidariedade, disseminar alegria e carinho. Nem sempre estas ações ficam no foco na notícia, porque muitas delas são anônimas, particulares, pessoais. A mídia do bem é o coração de quem o recebe.
A magia no trabalho está na simpatia das pessoas que trabalham. Gente comum, humilde, que ali está para realizar sonhos próprios, dos colegas, dos clientes e dos acionistas – porque acredita nesses sonhos. Podem ter curso superior, pós-graduação, mestrado, MBA ou não. A simplicidade, a humildade a que me refiro estão acima das graduações, títulos e cargos – está na essência de cada um.
A magia no trabalho está na solidariedade dos que estão lado a lado, todo dia. Acreditem que os mesmos funcionários que recorrem a empréstimos sociais para resolverem seus problemas financeiros, são os primeiros a participar de campanhas internas de cunho social e beneficente para ajudar comunidades carentes e se envolvem imensamente nos projetos da empresa.
A magia no trabalho está na união de quem sabe pertencer a uma grande família. Pode até haver discordâncias, como nas famílias de verdade, mas o desejo de harmonia e da busca de soluções supera as possibilidades de conflitos.
A magia no trabalho está no direito de sorrir enquanto se trabalha, de se emocionar, de demonstrar carinho e gratidão pelo colega, pela empresa. Ou até irritação e tristeza, porque não se pode selecionar a manifestação de sentimentos – pode-se administra-las. O fundamental é não reprimir o que é natural e espontâneo no ser humano.
A magia no trabalho está em acreditar que cada um tem uma missão na empresa. E em dar o melhor de si para cumprir essa missão com comprometimento e dedicação, porque ela faz parte da realização do profissional. Os resultados da instituição, quando alcançados, beneficiam a todos, indistintamente.
Pois bem, essas magias existem no trabalho, de forma perceptível e até palpável. E se você praticar uma delas – uma que seja – aprenderá a ver ou sentir todas as outras. Basta acreditar e fazer a sua parte.
Se nada de teórico e conceitual justificasse a prática dessas “loucuras” ou “utopias”, bastaria saber e perceber que elas promovem alegria e felicidade. Isso basta. Esse é o lucro que temos – além do outro, o convencional, que nos acompanha, graças a Deus, há vários anos de forma ininterrupta.
O legal em toda essa história é saber que para a prática dessas magias uma empresa necessita de gente comum, com objetivos comuns e com um bom coração. Será tão difícil assim?

Bom semestre a todos e que, em equipe, possamos fazer as MAGIAS acontecerem!