domingo, 27 de julho de 2008

O SENTIDO DA EDUCAÇÃO

"A educação, uma das primas pobres neste país, deveria, penso eu, ser em grande parte repensada e reformulada. Deveria ser privilegiada entre todos os setores da vida de
um povo, pois sem educação, que inclui informação, ninguém é capaz de determinar seus caminhos e escolher seus trabalhos.
...Educar não é apenas instruir, ensinar a ler, escrever, calcular. Não é nem mesmo instruir em todos os anos dos Ensinos Fundamental e Médio. Educar é, deveria ser, antes de mais nada, ensinar a pensar. Ensinar a questionar. Abrir cabeças e preparar para enfrentar a vida não apenas ganhando um ou dois ou mil salários, mas sentindo-se capaz, e consciente, para fazer suas escolhas e viver sua vida.
Educar deve ser estimular para que desabrochem todas as capacidades de uma criança, e depois, de um jovem. Fazer ver o mundo, com suas belezas, suas regras, seus perigos e suas possibilidades, na família, a comunidade, a região, o país....o mundo, com o qual hoje nos comunicamos tão facilmente.
Estimular o discernimento, isto é, a capacidade de entender e julgar e escolher: é bem mais importante do que belos edifícios e recursos modernos, embora nenhuma criança deva estudar
numa escola que está caindo aos pedaços, em más condições higiênicas, sem livros bons e bem conservados, sem o material básico...
...A vida não perdoa, não é brincadeira, e embora todos devam buscar uma vida saudável e harmoniosa, se possível feliz, divertir-se o tempo todo, não ter punições nem limites, levar tudo na brincadeira, não prepara para as escolhas e decisões que terão de ser tomadas."


VALE A PENA LER E REFLETIR SOBRE ESTE ARTIGO DE LYA LUFT, PUBLICADO NA REVISTA "Atividades & Experiências" - Editora Positivo.

Clique no link abaixo e leia o artigo na íntegra:
http://www.educacional.com.br/revista/0108/pdf/26_ComaPalavra.pdf